Central de Ajuda

Está com alguma dificuldade para cotar ou contratar o seu seguro?

Confira as respostas para as principais dúvidas que podem surgir no BUSQSeguros:

Seguro de Automóvel - Cotação e Compra

Entende-se como Principal Condutor a pessoa detentora de Carteira de Habilitação, em dia e legalmente válida para condução do veículo da categoria da habilitação do bem segurado, que utiliza o veículo pelo menos 5 dias da semana. Caso não exista um principal condutor, o condutor mais jovem deve ser considerado como o condutor principal.

Quando da venda de um veículo coberto por seguro, o proprietário deve rapidamente a regularização do DUT e comunicar o fato à Seguradora, sob pena de perda de direito à indenização. A apólice de Seguro não pode ser vendida/repassada juntamente com o veículo.  


Caso o veículo segurado não esteja emplacado no momento da contratação do seguro, deverá ser feita a alteração na apólice informando a placa do veículo assim que a informação estiver disponível.

Sim, para que o veículo seja considerado 0km, é necessário enviar a nota fiscal, datada e carimbada pela concessionária, até 90 dias da data de saída. E para fins de isenção de vistoria prévia, a nota deve ter no máximo 3 (três) dias úteis.

Faça uma cotação e compare se vale a pena fazer o endosso da sua apólice atual ou fazer uma apólice nova.

O endosso só pode ser feito pelo seu corretor atual.

Caso decida por fazer uma nova apólice, conte com o BUSQ Seguros!

Clique aqui para fazer sua cotação.

Pensando em trocar de carro e o valor do seguro influenciará na decisão? Ou quer fazer a cotação do carro da sua família, mas não se lembra da placa? Um dos serviços do BUSQ é também oferecer a você a oportunidade de fazer uma cotação sem a informação de placa.

Na tela inicial de cotação, ao invés de digitar uma placa, clique em ‘Fazer uma cotação sem placa’.

Planeje renovar o seu seguro, pelo menos, 15 dias antes do vencimento. É o tempo ideal para verificar com tranquilidade todos os detalhes de cobertura e valores.

Perdeu o prazo? As seguradoras oferecem até 30 dias(*) para você fazer a renovação e não perder qualquer vantagem de negociação ou ter a perda de classe de bônus – o que impacta significativamente o valor da cotação. Passado este período, você deverá fazer a cotação como um novo seguro, não mais uma renovação.

(*)O prazo depende da seguradora. Importante saber que neste período você estará sem qualquer cobertura.

Clique aqui para fazer a cotação no BUSQ Seguros.

Confira como fica o seu perfil, especialmente sua classe de bônus – o que impacta significativamente o valor da cotação:

•De 2 a 4 meses: renovando a apólice em até 120 dias, você perde apenas 1 ponto.

•De 4 a 6 meses sem seguro: a redução é de 2 pontos.

•Demorando mais de 6 meses(*) para a renovação, as seguradoras encerram seu perfil e entendem você como um novo Segurado. Assim, a pontuação anterior é zerada e a contagem recomeça.

(*)Neste caso, ao fazer uma cotação no BUSQ, em ‘Sobre o seguro’, você deve assinalar ‘Não’ na pergunta ‘Esta cotação é para renovar o seguro?’.

Clique aqui para fazer a cotação no BUSQ Seguros.

Como em qualquer serviço, o não pagamento(*) pode levar à suspensão e até ao cancelamento da apólice.

Se a falta de pagamento ocorre na entrada ou primeira parcela, o contrato é automaticamente cancelado.

Caso isso ocorra, as seguradoras se responsabilizam por avisá-lo imediatamente através dos contatos que você informou no seu cadastro.

Fique atento:

•até que o pagamento do valor esteja em dia, o carro não estará segurado.

•no cancelamento do seguro pela seguradora, o consumidor deve receber de volta parte do que foi pago, proporcional ao tempo não utilizado do contrato.

Para regularizar a situação, você pode negociar diretamente com a seguradora o valor devido ou refazer a cotação e a contratação. Para isso, pode considerar as regras gerais para aplicação do bônus:

•Por sinistro: perde-se 1 ponto.

•Por tempo:

•De 2 a 4 meses a partir da data de vencimento da apólice anterior: perde 1 ponto.

•De 4 a 6 meses: a redução é de 2 pontos.

•Demorando mais de 6 meses(*), as seguradoras encerram seu perfil e entendem você como um novo Segurado. Assim, a pontuação anterior é zerada e a contagem recomeça.

(*)Neste caso, ao fazer uma cotação no BUSQ, em ‘Sobre o seguro’, você deve assinalar ‘Não’ na pergunta ‘Esta cotação é para renovar o seguro?’.

Clique aqui para fazer a cotação no BUSQ Seguros.

Caso queira, você pode trocar a sua seguradora, mesmo o seu seguro ainda não tendo vencido. Para isso, você precisará encerrar a sua apólice atual, ligando para sua seguradora.

A depender da negociação, você deve receber de volta da seguradora parte do que foi pago, proporcional ao tempo não utilizado do contrato.

Na sequência, basta fazer um seguro novo, ou seja, uma nova apólice.

Importante: caso faça seu novo seguro dentro de 30 dias, você não perderá pontos na contagem de bônus.

Neste caso, ao fazer uma cotação no BUSQ, em ‘Sobre o seguro’, você deve assinalar ‘Sim’ na pergunta ‘Esta cotação é para renovar o seguro?’ e considerar os dados dessa apólice cancelada como referência para preencher os dados.

Clique aqui para fazer a cotação no BUSQ Seguros.

Após receber a indenização por perda total ou roubo/furto sem recuperação, seu seguro é automaticamente cancelado. Ao adquirir um novo veículo, você deverá fazer um seguro novo, ou seja, uma nova apólice.

Nesses casos, a contagem de bônus do seu perfil seguirá a regra geral:

  • Por sinistro: perde-se 1 ponto.
  • Por tempo:
    - De 2 a 4 meses: perde mais 1 ponto.
    - De 4 a 6 meses: a redução é de mais 2 pontos.
    - Demorando mais de 6 meses(*), as seguradoras encerram seu perfil e entendem você como um novo Segurado. Assim, a pontuação anterior é zerada e a contagem recomeça.
    (*)Neste caso, ao fazer uma cotação no BUSQ, em ‘Sobre o seguro’, você deve assinalar ‘Não’ na pergunta ‘Esta cotação é para renovar o seguro?’.

Clique aqui para fazer a cotação no BUSQ Seguros.

Por ser uma plataforma 100% online, não há equipe de atendimento.

Para apoiar os usuários do site, oferecemos esta página que reúne as principais dúvidas e suas respostas: www.busqseguros.com.br/home/Faq

Avalie se suas dúvidas estão respondidas aqui. Além da busca por categoria, você pode utilizar o sistema de pesquisa da página.

Caso não encontre a resposta que procura, por favor, envie sua dúvida por meio do formulário https://www.busqseguros.com.br/home/Contact para que seja possível aprimorar a Central de Ajuda do site.

Não, o seguro pode ser transferido para o endereço novo, mas é necessário informar à seguradora previamente, fornecendo todas as informações para a emissão de endosso. O novo CEP e o valor do imóvel novo, podem gerar diferença no valor do seguro, tanto para mais, quanto para menos.

SAC 24 horas: 08000 115 215

Seguro de Automóvel - Pagamento

Hoje, o BUSQ está trabalhando com a venda de Seguro Automóvel da Allianz, da Yelum e da Aliro.

Para Allianz, o pagamento pode ser em Débito em Conta em até 10x sem juros;
Para Yelum e Aliro, o pagamento pode ser feito em Débito em Conta, em até 11x sem juros;
Para Porto Seguro, Itaú e Mitsui, o pagamento pode ser feito em Débito em Conta ou Boleto, em até 12x;
Para Azul, o pagamento pode ser feito em Débito em Conta ou Boleto, em até 10x.

Canais exclusivos para verificar situação de pagamento e informações gerais.

- Allianz: 4090 1110 Capitais e regiões metropolitanas / 0800 777 7243 Demais localidades

- Yelum: 4004 5423 Capitais e regiões metropolitanas / 0800 701 1981Demais localidades

- Aliro: 3003 2127 Capitais e regiões metropolitanas / 0800 220 2127 Demais localidades

- Porto Seguro: 4004 7678 Capitais e regiões metropolitanas/ 333 76786 Grande São Paulo / 0300 337 6786 Demais localidades

- Azul: 4004 3700 Capitais e regiões metropolitanas / 0300 123 2985 Demais localidades

- Itaú: 3003 1010 Capitais e regiões metropolitanas / 0800 720 1010 Demais localidades

- Mitsui: 3004 6206 Capitais e regiões metropolitanas / 0800 727 3101 Demais localidades



Seguro de Automóvel - Sinistros

O primeiro passo é informar à Polícia.  Você deve procurar o órgão policial mais próximo e registrar um Boletim de Ocorrência.

Se possuir rastreador instalado no veículo, a empresa de rastreamento, também, deve ser informada. 

Depois informe a sua Seguradora, o aviso de sinistro poderá ser realizado pelo site ou app da sua Seguradora. Será necessário enviar os seguintes documentos:

- cópia da carteira de motorista,

- cópia do documento do veículo,

- Boletim de ocorrência.

Caso sejam necessários outros documentos, a Seguradora irá informar.

Em caso de acidentes com vítimas, solicite socorro médico e informe as autoridades. Para acidentes sem vítimas, não é necessário realizar o Boletim de Ocorrência Policial  não é obrigatório, mas recomendamos que seja feito.

Caso o veículo não esteja em condições de rodar, ligue para Assistência 24 horas da sua seguradora. Depois realize o aviso de sinistro, pelo site ou app da sua Seguradora. 

Será necessário enviar os seguintes documentos:

- cópia da carteira de motorista,

- cópia do documento do veículo,

- Boletim de ocorrência.

Caso sejam necessários outros documentos, a Seguradora irá informar.

O primeiro passo é informar a Seguradora o sinistro e dar ao terceiro o número do aviso de sinistro. Em posse desse registro, o terceiro irá tratar diretamente com a Seguradora a regulação do sinistro.


Guincho para transporte até a oficina ou residência. 

Mecânico para conserto provisório 

Chaveiro 

Troca de Pneus 

Socorro em caso de falta de combustível.

Solicitações de reboque, socorro mecânico, serviços de chaveiro e demais serviços emergenciais
- Allianz: 0800 130 700
- Yelum: 0800 701 4120
- Aliro: 0800 770 1318
- Porto: 0800 727 2766
- Azul: 0800 703 0203
- Itaú: 0800 720 1010
- Mitsui: 0800 7272726